sample64
B
sample64
L
sample64
O
sample64
G

O alce como exemplo sobre fazer dicionários

O alce. Um exemplo sobre fazer dicionários
Às vezes perguntam-me por que razão os dicionários têm de ser atualizados ou revistos. Quantas vezes já ouvi: «Fazer dicionários? Mas os dicionários estão feitos!»

Pois bem, muitas vezes, o trabalho em torno de dicionários nada tem que ver com o trabalho sobre neologismos, ou seja, com uma atualização do dicionário com vocábulos de entrada recente na língua. Um trabalho de suma importância, mas não é só por aqui que passa o trabalho de um lexicógrafo.
Muitas vezes, quando trabalhamos sobre dicionários que já existem, grande parte do seu conteúdo tem de ser necessariamente revisto para ser entendido pelo comum mortal.
 
Vejamos um exemplo:
alce mamífero artiodáctilo ruminante..
Ora bem, muitos utilizadores, acredito, ficariam com curiosidade de saber o que significaria artiodáctilo. Alguns seriam tentados a consultar a entrada artiodáctilo, não? E vejamos:
artiodáctilo que pertence ou é relativo aos artiodáctilos...
Esclarecidos? Se calhar, nem por isso... pois não?
 
É muito importante saber escolher as palavras, descodificar o significado das palavras de uma forma clara e objetiva e, nos dias que correm, ter consciência de que quem consulta estas obras deseja obter uma resposta cada vez mais rápida e, de preferência, ficar logo esclarecido. Como fazer, então, bons dicionários nesta era digital?
Fazer dicionários é um trabalho de muita responsabilidade, muitas horas de investigação e validação, que exige sempre muita dedicação (para rimar).
E é sempre assim e sempre assim será. Quando começamos por rever uma entrada e achamos que é um trabalhinho rápido, damo-nos conta de que é como uma bola de neve, uma verdadeira avalanche. Palavra puxa palavra. Hoje, passei pelo alce, e assim foi. Só interrompo porque tenho outros trabalhos a chamarem por mim. Ingénua, achava eu que ia apenas rever a entrada alce. Nunca assim acontece.
Quando, um dia, se entender a importância de fazer bons dicionários, de como são ferramentas importantes, talvez a lexicografia seja devidamente reconhecida, e talvez haja financiamento para este tipo de trabalho.
 
Estes exemplos são retirados do dicionário em que tenho trabalhado ou atualizado. ;-) Como ficou? É esperar para ver!

Comments powered by CComment