sample64
B
sample64
L
sample64
O
sample64
G

Post scriptum

Sobre a entrada post scriptum no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, com a chancela da Academia das Ciências de Lisboa, publicado em 2001.
Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, com a chancela da Academia das Ciências de Lisboa, publicado em 2001, registava assim a entrada post scriptum:
 
 
Não deixou de ser um aditamento, é um facto. Todavia, hoje, já não mais nos podemos referir apenas a esse tão clássico P. S. no final de uma missiva. Apesar de numa mensagem eletrónica (que é como quem diz email) não exigir os P. S., há quem os insira. E nos recados? Também já me deixaram alguns post-its com P. S. Pois a língua está em constante evolução. Novas realidades exigem novas definições. Com o tempo, essa fórmula passou também a servir para dar nota de algo que nos havíamos esquecer de referir, de um comentário lateral, de uma breve correção e até de um lapso de memória.
O post scriptum, locução latina, o mesmo que pós-escrito ou escrito depois, designa então tudo aquilo que se escreve num texto depois de este ser assinado ou apenas no final do mesmo.
 
Por que razão atualizamos dicionários? A língua está em constante evolução. Novas realidades exigem novas definições.
Ana Salgado
 
P. S. O Post Scriptum é hoje também uma marca de vinho do Douro que eu muito aprecio... mas isso são outros quinhentos! ;-)
 
#dicionários #línguaportuguesa
Da série Curiosidades Lexicográficas

Comments powered by CComment